Free Joomla Template by HostMonster Reviews

Apresentação do livro de poesia "Marés" de José Sampaio

Dia 13 de setembro, 16h00 

No próximo sábado, dia 13 de setembro, às 16h00, teremos a apresentação do livro de poesia "Marés", da autoria de José Manuel Bento Sampaio, por — uma obra composta por 11 capítulos que nos falam sobre as marés da vida, a justiça social e o papel da memória no percurso humano, a passagem do tempo, o envelhecimento ativo e também nos oferece poesia de abril.

Como nos diz Nuno Duarte, argumentista, dramaturgo escritor, que estará connosco nesta aspresentação, "Ler este livro é ler o seu autor e não se pode fazer melhor elogio à obra de alguém"

Compareça!


 


Biografia - José Sampaio, médico e autor                                       
 
José Manuel Bento Sampaio, 80 anos, natural e residente em Almeirim, casado, dois filhos, médico pediatra. Hospitais frequentados como Especialista: Hospital Dona Estefânia (Lisboa); Hospital Distrital de Torres Novas e Hospital Rainha Santa Isabel, inaugurado a 1 de outubro de 2000 (Torres Novas). Foi Chefe de Serviço Hospitalar de Pediatria Médica, Diretor de Serviço, Diretor Clínico e Diretor de Hospital, em Torres Novas.
 
Foi Médico Sem Fronteiras, com a Assistência Médica Internacional (AMI), em Guiné Bissau, Cabo Verde e Timor Leste.
 
Pós-Graduado em Medicina Humanitária. Bolseiro do Conselho da Europa em 1989,  Hôpital Necker - Enfants Malades (Paris). Representante de Portugal, no programa HOPE, Administração Hospitalar, em 1999 (Dinamarca).
 
Professor na Escola Superior de Enfermagem de Santarém, durante 23 anos.
 
Aposentado do Serviço Nacional de Saúde em 2005. Desde então, exerce a profissão em clínicas privadas do Distrito de Santarém.
 
Autor de seis livros: O Grito, poesia (1973), apreendido pela polícia política; Memorial do Hospital Distrital de Torres Novas e do Serviço de Pediatria, prosa (1993); Sal da Vida, prosa, (2011); Gritos, poesia, Prémio SOPEAM 2017; Terra Velha, teatro (2022); José Afonso e a Revolução dos Cravos, prosa (2024).
 
Sociedades literárias a que pertence: Sociedade Portuguesa de Escritores e Artistas Médicos (SOPEAM) e União de Médicos Escritores e Artistas Lusófonos (UMEAL).
 
Prémios de fotografia: INATEL (2008); SOPEAM (2023).
 
Tem histórico de intervenção cívica e política:
- Dirigente Associativo em várias Instituições de relevo e Autarca (cerca de 30 anos) no concelho de Almeirim.
Agraciado pelo Município de Almeirim com as Medalhas de Ouro e Valor e Mérito,
Agraciado pelo Município de Torres Novas com a Medalha de Ouro.
 
 
Visitas: 121