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Devolução de documentos - Caixa 24H
Se por qualquer motivo não consegue devolver os documentos no horário de funcionamento da Biblioteca, temos a Caixa 24H ao seu dispor!
Todos os documentos podem ser devolvidos a qualquer dia a qualquer hora, de dia de noite, na Caixa 24H, junto à porta de entrada da Biblioteca Municipal. Os documentos não necessitam de se fazer acompanhar de identificação (tique de requisição ou de algo que identifique o utilizador), basta deixá-los na Caixa 24H!
Serviço integrado no projecto "A Biblioteca ao seu Encontro"
Caixa construída com recursos próprios, com materiais reciclados. Agradecemos a oferta de materiais e a ajuda na montagem no local ao Sr. Pedro Paulo, da Serrelharia Alpiarcense; ao Agrupamento de Escolas José Relvas, pela oferta da caixa intrerior para a recolha dos documentos.
Apresentação
A Biblioteca Municipal de Alpiarça inserida num meio rural, com tendência de mudança para os setores secundário e terciário, conta com uma população envelhecida com poucos hábitos de leitura. As crianças até aos 7 anos utilizam o espaço mais na sua vertente lúdica. Dos 8 aos 10 anos começam a procurar também informação de apoio as suas atividades curriculares. Esta tendência acentua-se nos jovens e adolescentes até aos 18 anos, daí até aos 25/30 anos, conjugam-na como o apoio às suas atividades profissionais. A partir dos 30 anos, além da informação de índole profissional, acentua-se a utilização por lazer, consultam jornais e revistas, requisitam livros, DVD’s ou CD’s.
Embora o livro no seu suporte tradicional esteja omnipresente na coleção, para todos os escalões etários, sente-se uma forte tendência para a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC), como a Internet, recursos multimédia e audiovisuais.
Assiste-se, assim, a uma transição na utilização dos recursos de informação tangíveis para os não tangíveis, o que implica a adequação da coleção e dos serviços prestados, com base numa política de serviço à comunidade.
Neste contexto, existem os serviços tradicionais como o empréstimo domiciliário, serviço de fotocópias e impressão, serviço de itinerâncias com as escolas, serviço de animação cultural – promoção da leitura, serviço de apoio às bibliotecas escolares (SABE), reforçados com o serviço de referência, em que a pesquisa e fornecimento de informação passou a fazer-se, preferencialmente, através das TIC, o serviço de Internet convencional (16 pontos de acesso) e wireless (livre) e os serviços audiovisual e multimédia.
Formação de Utilizadores
Internet e Multimédia
Para consulta rápida, seguidamente transcrevemos o Capítulo VIII do Regulamento da BMA, Setor de Informática e Multimédia, que descreve a utilização destes recursos, que inclui o acesso à Internet.
CAPÍTULO VIII - SECTOR DE INFORMÁTICA E MULTIMÉDIA