Free Joomla Template by HostMonster Reviews

Visita da Biblioteca Municipal do Cadaval - Férias da Escola | Semana da Tecnologia | BiblioTICs "À la Carte"

 
 
Neste intercâmbio entre bibliotecas, a Biblioteca Municipal do Cadaval e o Serviço Educativo do Município, na semana dedicada à tecnologia, trouxe até nós mais de uma centena de crianças, dos 3 aos 12 anos. O objetivo era que as crianças participassem nas diversas atividades do projeto BiblioTICs, variante “À la Carte” e, ao mesmo tempo, conhecessem o rico património natural e monumental do concelho de Alpiarça.
 
A visita começou com uma exibição de drones no anfiteatro exterior, que surpreendeu as crianças e a equipa que as acompanhava. Uauuu, até piruetas fizeram!
 
Depois desta surpresa, os grupos dividiram-se para as atividades planeadas!
Um grupo foi visitar a Casa dos Patudos, Museu de Alpiarça, ficaram a conhecer a magnífica Casa Museu de José Relvas e realizaram um conjunto de atividades promovidas pelo Serviço Educativo. Outro grupo foi visitar a Reserva Natural do Cavalo do Sorraia, onde foram conhecer e alimentar os animais da Reserva, também tiveram direito a um batismo a cavalo num Sorraia!
 
Os restantes grupos ficaram pela Biblioteca, muita coisa havia para fazer. Colocaram mãos à obra e foram inventar com o Makey Makey, muita corrente elétrica passou por aquelas pequenas mãos para concretizarem vários desafios, até montaram um piano com peças com a famosa fruta do Oeste, peras e maçãs. A música ouviu-se pela Biblioteca fora.
 
Outros grupos foram pintar uns desenhos bem giros. Depois da obra feita deram-lhes vida através de Realidade Aumentada. Foram muitas as surpresas 3D que saíram daqueles tablets: aprenderam o ciclo de vida de alguns animais e plantas, como voa uma nave espacial, etc. etc. Bem divertido!
 
No auditório, a contadora de histórias contou, cantou e encantou com o “O Homem da Gaita”, também com Realidade Aumentada. Os diversos grupos que foram por lá passando e “Vai de folia, vai de folia, que há sete anos me não mexia”, até o Zeca Afonso apareceu a dançar! No final, em coro, todos cantaram a canção que deu origem ao livro ilustrado por Rui Lourenço.
 
No espaço BiblioTICs, esteve outro grupo a aprender a desenhar e a imprimir em 3D. Aquelas pequenas mãos, pouco maiores que o rato do PC, lá conseguiram desenhar o seu porta chaves personalizado “Sporting” “Amizade”, Love”, “AMI” (para oferecer ao Dr. Fernando Nobre, mesmo!), “pai, mãe”. Não houve tempo para imprimir todos, os outros seguirão por correio para a Biblioteca Municipal do Cadaval. 
 
Intervalo para almoço e descansar um pouco no Parque do Carril, ao fresco daquelas belas árvores, junto à Vala Real. 
No período da tarde houve a troca de grupos, repetiram-se itinerários e atividades. Houve ainda um novo desafio BiblioTICs para as crianças mais velhas: criar uma aplicação para o tablet/telemóvel. Foi com a ajuda de botões e programação por blocos que conseguiram fazer um coelho saltar de uma cartola, e com som!
 
Para terminar, mais uma surpresa com a “Corrente Humana, Bibliotecas Unidas”. As crianças e colaboradoras, deram as cerca de 230 mãos para formar uma corrente humana que, ao fechar-se (o circuito elétrico, literalmente) com dois copos de água, fez tocar uma canção que celebrava o dia. Mas a corrente quebrava-se frequentemente e a canção parava…por uma boa razão: os mais pequeninos, embalados pelo ritmo canção, libertavam as mãozinhas ???? e o Makey Makey parava de reproduzir a canção. 
 
Encurtou-se a corrente, e toca a cantar em coro:
 
(Refrão)
Na biblioteca de Alpiarça, que dia de alegria! 
Workshops, histórias e pura magia. 
Com novos amigos, rimos e aprendemos, 
Com certeza este dia, nunca o esquecemos!
 
Foi um dia fantástico que terminou com um sentimento de alegria e gratidão. 
 
Muito obrigado pela vossa visita, muito obrigado a todos que tornaram este intercâmbio interbibliotecas muito especial!
 
Mais informações sobre o "BiblioTICs à la Carte"
 
 
 
 
 
Visitas: 831