Free Joomla Template by HostMonster Reviews

Apresentação do livro "Vidas Tantas" de Jeni Canha

Dia 22 de março | 15h30
 
No próximo dia 22 de Março, pelas 15H30, no auditório Mário Feliciano da Biblioteca Municipal de Alpiarça, a doutora Jeni Canha irá apresentar o seu livro «Vidas tantas», editado por Lápis de Memórias.
 

Vindos de longe ou de perto.
Eis-nos de novo Aqui.
Vida vincada nos rostos e nos gestos.
Reencontro de sorriso aberto.
Estivemos Todos.
Na nossa memória todos os rostos.
Todos E o Tempo tão longo e tão breve Vidas tantas...
Saudades muitas.
 

Biografia

Jeni Canha, natural de Alpiarça, iniciou a sua aprendizagem escolar na Escola Visconde de Barroso, ingressando de seguida no Externato de S. Paulo e, concluído o 5º ano, rumou para o Liceu Nacional de Santarém.
  
Licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Nesta Faculdade doutorou-se, apresentando a tese «Criança maltratada – o papel de uma pessoa de referência na sua recuperação: Estudo prospectivo de 5 anos», a qual mereceria uma menção honrosa do Grande Prémio Bial (1998).
 
Depois de ter feito o Serviço Médico à Periferia no concelho de Santa Comba Dão, também exerceu medicina no Porto, mas foi em Coimbra que decorreu a maior parte da sua vida profissional.
 
Especializada em Pediatria, desde o início da década de 80 ficou profundamente associada ao estudo e acompanhamento de crianças vítimas de maus tratos em ambiente familiar, acabando por se tornar uma referência nacional naquela dramática temática. Dedicou igualmente os seus conhecimentos técnico-científicos às doenças do metabolismo hereditário das crianças.
 
Em 1985 fundou o Núcleo de Estudo da Criança de Risco do Hospital Pediátrico de Coimbra (HPC), o qual também foi por si coordenado.
 
Do seu currículo também faz parte a direcção do serviço de Pediatria Ambulatória do Hospital Pediátrico de Coimbra e o ensino de Pediatria na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, cidade onde vive.
 
Ao longo da obra «Vidas tantas» a autora partilha não só memórias comoventes da sua vida de médica, mas também das suas origens.

Em jeito de surpresa Ricardo Hipólito levou-nos a conhecer o percurso da doutora Jeni Canha, desde a infância até aos nossos dias. Na apresentação foram várias as imagens que retrataram as memórias de uma vida que deixou muitas raízes na sua Alpiarça, que a autora de “Vidas tantas” disse nunca esquecer, que é e será sempre Alpiarcense apesar da sua vida profissional a ter levado até Coimbra. E foi este o mote para uma tarde bem passada em que Jeni Canha teve oportunidade de partilhar excertos do seu  livro que considerou mais significativos, pejados de muita dedicação, amor e ternura; em que os amigos lhe reservaram momentos muito especiais com a leitura de diversas dedicatórias, e, inevitavelmente, foram também vários os presentes que agradeceram os seus préstimos como pediatra no acompanhamento incondicional aos seus familiares. 
 
Em breve, o livro estará disponível para aquisição na Biblioteca Municipal e na Junta de Freguesia de Alpiarça.
 
 
 
 
Visitas: 509