Free Joomla Template by HostMonster Reviews

Exposição "Impressões : Vários Caminhos" de Natércia Almeida

De 1 a 31 de Maio 2024

A Obra de Natércia ao casar dois mundos, o orgânico, cheio por exemplo de árvores folhas e fios, fruto de muito respigar aqui e ali, e o imaterial reino da imaginação que percorre a paleta das cores é nesse sentido exemplar.

Fruto seu intenso e genial labor criativo, pelas suas mãos, é-nos oferecida nesta exposição um entendimento sublime entre o real e o abstrato numa dimensão pictórica de rara beleza que nos fascina.

 

 


 
Depois de 2020 quando expôs "Magia/ Através/ O Céu/ O Mar/ a Natureza" (Exposição multimédia), Natércia regressa agora à Biblioteca Municipal de Alpiarça.
 
Natércia Almeida, natural de Santarém, reside atualmente na área de Lisboa. Autodidata em pintura, frequentou o curso de desenho e pintura e aguarela e óleo na UITI- Universidade Internacional Internacional para a Terceira Idade no ano de 1986- 87.
Inicia o estudo ao Azulejo, em 1993, na Oficina 59, desenvolvendo-o posteriormente na Oficina Cântaro, em Oeiras, e Fábrica San´t Ana em Lisboa. Frequentou ainda o curso de Arte e Cultura no período joanino, na Galeria de Pintura do Rei D. Luís- Palácio da Ajuda em 1995.
 
Publicou o livro de poesia, Pintar as Palavras, Câmara Municipal de Santarém, 1993 e participou na publicação VIOLA DELTA XXX- Livro Coletivo – Poemas sobre o Pai, Edições MIC. 
 
Realizou a ilustração do conto História de uma mãe, no livro de Contos Hans Christian Andersen , 2008. 
 
Em 2019 e em 2024 uma turma do curso de Comunicação Audiovisual FCT/ Multimédia da escola profissional António Arroio realizou uma série de trabalhos, inspirados na Obra de Natércia. Parte desses trabalhos estiveram patentes em 2020 na Exposição Multimédia "Magia/ Através/ O Céu/ O Mar/ a Natureza", que decorreu na Biblioteca Municipal de Alpiarça.
 
Desde 1989, tem apresentado os seus trabalhos com regularidade em exposições individuais e coletivas, em vários espaços, dos quais se destacam Biblioteca Nacional, Museu Amadeu de Sousa Cardoso, Museu do trabalho Michael Giacometti , Galeria Corrente d´Arte , galeria Diferença, Atelier Ponto de Luz e Galeria da Biblioteca Municipal da Azambuja.
 
Em 2022 expôs na Casa da Cultura da Sertã uma mostra intitulada “Têm a Alma Branca”. 
 
Dizem as enciclopédias:
Gravura é um termo utilizado para nomear um conjunto de técnicas artísticas utilizadas para produzir imagens a partir de suportes duros (placas ou blocos de metal, madeira, pedra, etc.). O termo também é utilizado para se referir a desenhos feitos em superfícies duras – como madeira, pedra e metal – com base em incisões, corrosões e talhos realizados com instrumentos e materiais espaciais.
 
A Aguarela ou aquarela é uma técnica de pintura na qual os pigmentos se encontram suspensos ou dissolvidos em água. Os suportes utilizados na aguarela são muito variados, embora o mais comum seja o papel com elevada gramagem.
 
A Gravação da imagem é um processo de incisão (riscar, gravar) sobre determinada superfície ou material que se tornará a matriz da gravura. O resultado de uma ou mais técnicas de impressão, consiste na transferência da “Imagem” da matriz para outro tipo de suporte, como papel ou tecido.
 
Dominar a técnica é essencial para obter um bom resultado gráfico. Mas depois essa impressão, quando chega à parede, tem como objetivo causar boa impressão nos nossos sentidos, ficar gravada na memória.
 
A Obra de Natércia ao casar dois mundos, o orgânico, cheio por exemplo de árvores folhas e fios, fruto de muito respigar aqui e ali, e o imaterial reino da imaginação que percorre a paleta das cores e é nesse sentido exemplar 
 
In: Impressões, Galeria Arte Graça, Rui Lagartinho, 2024 (Adapt.)
Visitas: 283