Free Joomla Template by HostMonster Reviews

"Cravos de Abril" Workshop BiblioTICs

Dia de 3 de abril | 14h00

Com o Makey, Makey vamos inventar, vamos construir cravos interactivos para comemorar os 50 Anos de Abril. 

Para a famílias e amigos, venham experimentar-se no mundo das placas electrónicas nestas férias da Páscoa! 
 
Participem!
 
Inscrevam-se já!
Telefone: 243 559 110 
Na web:
 
Eric e Jay inventaram o “Makey Makey” porque eles nos quiseram ajudar a entender como o mundo funciona, para que possamos olhar para o mundo e vê-lo como algo que nós podemos mudar. Essencialmente, o mundo é um kit de construção! Tudo ao seu redor pode ser usado para inventar!
 
O “Makey Makey ” é um kit de invenções que transforma qualquer objeto que conduza corrente elétrica num teclado de computador ou até mesmo dar vida a esses objetos.
 
É também a oportunidade de aprender a conectar uma placa eletrónica com outras coisas, também eletrónicas. Isto de forma muito simples e segura, dando largas à nossa imaginação, havendo a possibilidade de criar artefactos interativos muito interessantes.


Esta tarde, porque comemoramos os 50 Anos de Abril, decidimos dar vida a um dos símbolos maiores da Revolução: os Cravos Vermelhos.
 
Foi mais uma tarde bem divertida, a inventar, com múltiplas experiências ''científicas'' e ''artísticas''.
 
Inicialmente, percebemos porque é que o corpo humano e os frutos conduzem eletricidade, a importância da água (H20) no processo, os cuidados a ter e os proveitos que podemos obter, como funciona a placa eletrónica e os LEDS e... Makey Makey!!! Fazer um piano com frutos foi a primeira experiência realizada com sucesso. Depois, experimentamos a fazer uma corrente humana, literalmente, pois houve corrente elétrica a circular pelos nossos corpos!
 
Seguidamente, toca a construir os Cravos Vermelhos e a torná-los interativos.
 
Depois de muita labuta à volta de papéis, cartolinas, tesoura, cola, fios, crocodilos, LEDs, veio a experimentação: Funcionou!
 
Quando pegámos nos cravos pelo pé a flor iluminou-se de vermelho!
 
Muito obrigado a todos, Viva a Liberdade!
 
Ps: venham à Biblioteca experiementar a pegar num destes cravos
 

 

Visitas: 165