Free Joomla Template by HostMonster Reviews

Comunidade de Leitores - "Uma terra chamada liberdade"

Dia 27 de janeiro | 17h30
 
Com Uma terra chamada liberdade de Ken Follett iremos continuar a viagem sempre inacabada à volta das nossas leituras, desta feita à volta da ideia de liberdade, tema escolhido para este ciclo de Encontros, 2023/2024, no ano em que se comemoram os 50 anos de Abril. O próximo Encontro será dia 27 de janeiro, pelas 17h30.
 
Juntem-se a nós e boas leituras!
 
Encontros 2023/2024: Outubro | Novembro

 
Condenado à nascença a uma vida de escravidão, Mack McAsh vê-se forçado a trabalhar nas minas de carvão da Escócia, no ano conturbado de 1766. Porém, Mack não perde a esperança de ser livre. Inesperadamente, encontra uma aliada. Lizzie Hallim é a bonita aristocrata rebelde e determinada que, apesar da sua condição, também se encontra aprisionada em intrigas e jogos de poder. Devido às ideias progressistas de Mack, Sir George, senhor das terras e dono da mina, dificulta-lhe a vida, obrigando-o a fugir. Num volte-face é Lizzie quem o ajuda.
Os dois jovens não sabem que em breve a paixão será tão avassaladora no velho mundo como no novo.
 
Das minas de carvão da Escócia às sujas ruas da Londres, passando pelas plantações de tabaco na Virgínia, os dois enamorados querem apenas conquistar algo para as suas vidas: a liberdade.

Biografia

Ken Follett
 
Ken Follett nasceu a 5 de junho de 1949, em Cardiff, no País de Gales, e licenciou-se em Filosofia no University College, em Londres. Começou a sua carreira como jornalista no South Wales Echo e, mais tarde, no London Evening News.
 
Trocou a profissão de jornalista pela de editor e continuou a escrever no tempo livre. A sua primeira obra foi publicada em 1978 sob o título Eye of the Needle, um thriller que venceu o Edgar Award e deu origem a um filme. Vive em Londres com a mulher, a deputada Barbara Follett, e os seus dois Labrador retrievers. Tem estado associado a diversas associações para a promoção da literacia e da leitura; é membro da Welsh Academy e Fellow da Royal Society of Arts.
 
Follett é um grande apreciador de Shakespeare e um músico amador.
 
 

In Wook

 Em “Uma terra chamada liberdade” de Ken Follett encontrámos o  mote para mais uma excelente tarde à conversa à volta da ideia de ”Liberdade”, tema deste nosso ciclo de Encontros. Depois de uma breve síntese sobre a vida e obra do autor (obrigado Fernanda), viajámos até ao final do século XVIII pela mão do Dr. Manuel Luís Bárbara: os aspetos sociais, culturais e os factos históricos numa análise pormenorizada à obra de Ken Follett, partilhada e discutida entre todos nós.   

Entretanto, intervalámos para provar o delicioso “Bolo Inglês” (Inglês, como não podia deixar de ser) confecionado pela Rosário, acompanhado por chá e um bom abafado. Uma vez mais, o nosso muito obrigado.
Voltámos à nossa boa conversa, dissecando as nossas leituras e os aspetos fundamentais das nossas liberdades, o nosso direito sermos totalmente livres, mas, como bem recordou a Nadia, sem colocar em causa a liberdade dos outros, tendo em atenção tanto os direitos como os deveres. 
Em março voltaremos a encontramo-nos, desta feita com a voz da  liberdade na poesia.    

 
 
 

 

Visitas: 402