Exposição "As Barbies da Minha Vida" de Paula Neves
Patente durante o mês de agosto
A paixão de Paula Neves pela Barbie começou na infância, na França dos anos 70, onde possuir aquela boneca era ainda um sonho. Anos depois, já como mãe, Paula partilhou a magia da Barbie com a sua filha, revivendo essa ligação especial.
Há 30 anos, descobriu um novo universo: as Barbies colecionáveis para adultos. O entusiasmo foi imediato e a pesquisa iniciou-se, desde a primeira Barbie, uma Scarlett O'Hara encontrada num catálogo, até às descobertas em Espanha e, finalmente, a um mundo de possibilidades com a chegada da internet.
Parte desta vasta coleção foi adquirida graças a outra paixão de Paula: as artes manuais. A pintura e a costura, que se tornaram também um escape criativo e uma fonte de rendimento, permitiram-lhe concretizar grande parte deste sonho em miniatura.
Hoje, Paula Neves partilha connosco o resultado de uma vida de carinho e dedicação a estas icónicas bonecas, convidando-nos a visitar este seu fascinante mundo cor-de-rosa na exposição patente na Biblioteca Municipal, até 31 de agosto.
Biografia

Aos 6 anos emigrei com os meus pais para França onde vivi cerca de 10 anos, e aí, na década de 70, esse já era o brinquedo de eleição de muitas meninas. Contudo nunca me foi proporcionado o prazer de ter uma, pois os meus pais achavam o seu preço despropositado para uma boneca tão pequena. Assim, tive de me contentar com uma imitação, a preço bem mais acessível.
Anos mais tarde fui mãe de uma menina, o que me permitiu transmitir e partilhar com ela a paixão pelas Barbies, com as quais ela adorava brincar assim como com todos os acessórios que existiam nessa altura e com uma qualidade que hoje em dia já não fazem.
Há cerca de 30 anos tive conhecimento que existiam Barbies para adultos, colecionáveis, o que me suscitou desde logo um grande entusiasmo. Mas como alcancá-las? Em Portugal não era coisa fácil de encontrar. Até que um dia deparei-me com uma na secção de brinquedos do catálogo La Redoute. Esta representava a Scarlett O'Hara do filme "E tudo o vento levou". Começou com ela a colecção que aqui apresento.
Em Espanha, onde passei férias durante vários anos descobri uma loja de brinquedos com uma secção só de Barbies de colecção. A dona da loja passou a enviar-me pelo correio o catálogo que a Mattel lançava anualmente com as novidades nesta área e assim fui adquirindo mais umas quantas.
Com a internet abriu -se um mundo sem fim de oferta destas bonecas. Só custou mandar vir a primeira, com muito receio. Como correu bem a coleção foi aumentando consideravelmente.
Em simultâneo com esta paixão fui desenvolvendo também outra pelas artes manuais, pintura e costura, que me permitia ter um escape relativamente à minha actividade profissional. Fui divulgando essa minha arte, com ela fazendo algum negócio, e foi graças a ela que consegui adquirir grande parte desta coleção.