Visitar-Conhecer, Utilizar-Aprender
![]() |
No decorrer da XIII Feira do Livro de Alpiarça, de 3 a
11 de Novembro, teve início o projecto "Visitar-Conhecer,
Utilizar-Aprender" respeitante ao ano lectivo 2001/2002. Esperamos
que esta iniciativa, iniciada no ano transacto, tenha novamente boa
aceitação junto de alunos e professores. Nós gostamos muito e estamos
dispostos a melhorá-la... .
Calendário:
![]() |
Junho: Escola E. Básico de Alpiarça:
Escolas E. Básico dos Lugares: Frade de Baixo, Frade de Cima e Casalinho Dia 13 - 3º e 4º ano - Quinta-feira, às 15h30 Nota: pela coincidência das datas das Comemorações do Dia Mundial da Criança, foi necessário alterar as datas inicialmente previstas para a visita deste mês. |
Visitas efectuadas - 2001/2002 |
![]() |
Para que os alunos que participaram no projecto se possam rever na net, aqui ficam, com um pequeno resumo, as visitas efectuadas em 2001/2002:
Descrição do Projecto - 2000/2001
![]() |
INTRODUÇÃO
"Qualquer criança tem condições mais favoráveis para reconhecer a importância da leitura e adquirir o gosto de ler, se vive num ambiente onde o recurso ao livro entrou, com naturalidade, no conjunto dos hábitos quotidianos. A escola não pode, por isso, alhear-se do papel fundamental que lhe cabe neste domínio..." (1).
Não só a escola mas também as Bibliotecas Municipais, interagindo, podem realizar um trabalho meritório neste domínio. Em projectos anteriores levados a cabo pela Biblioteca Municipal de Alpiarça, em colaboração com as escolas do Concelho, o reflexo foi notório: muitos alunos tornaram-se autónomos em relação à utilização da Biblioteca e o livro passou a ser um companheiro tanto na vertente Escolar como na de lazer.
Nos nossos dias, no inicio de um novo milénio, onde o livro e todo o material impresso tem e continuará a ter um papel fulcral na difusão da informação, surgem com grande pujança os multimédia, onde se destacam os Cd-Rom (jogos de computador, enciclopédias, dicionários...) e a Internet. A apetência dos jovens pela utilização destes novas formas de comunicação é grande, o que, em parte, poderá explicar um certo afastamento em relação ao livro tanto como forma de obter informação como de lazer. Esta situação é preocupante, especialmente para o percurso Escolar, onde a avaliação continua a ser: a leitura como forma de recolha e a escrita como forma transmissão dos conhecimentos adquiridos.
...Solução?
É impensável procurar afastar as crianças e jovens destas
novas formas de comunicação, que são e serão cada vez mais importantes no
acesso à informação, e prende-las unicamente ao livro.
Nas modernas Bibliotecas o multimédia passou a ter um papel decisivo na
captação de novos utilizadores e na criação de potenciais leitores. Porquê?
Se existe maior apetência para a utilização dos multimédia, porque não
colocá-los lado a lado com os livros, revistas e jornais, motivando a sua
consulta?
Por experiência desta biblioteca, foi assim que ao longo dos anos, se criaram
hábitos de leitura a muitos jovens que, à partida, estavam pouco motivados
para a tal.
O PROJECTO
Surge na sequência da proposta de trabalho apresentada, no ano lectivo de 99/2000 pela professora Ana Paula Pereira Duarte, que leccionou na EB 1 do Frade de Baixo. Dado os resultados positivos da mesma, este ano será alargada a todas as Escolas do Concelho. Embora os objectivos, sejam, no essencial os mesmos, a planificação das actividades será diferente, mais simplificada, dadas as limitações em recursos humanos da Biblioteca Municipal.
O nome mantém-se: VISITAR – CONHECER – UTILIZAR - APRENDER
A Escola EB de Alpiarça apresentou uma proposta de trabalho, a partir da qual surgiu a necessidade de estruturar o presente projecto de forma a abranger todas as Escolas do Concelho. Obviamente, no caso da EB de Alpiarça, seguir-se-á a proposta apresentada, integrando-a no presente projecto.
- Proposta de trabalho da EB1 de Alpiarça
OBJECTIVOS
Neste projecto, pretende-se dar a conhecer a Biblioteca Municipal aos alunos dos 3º e 4º anos do ensino básico, tanto da sede do Concelho, como dos lugares.
- |
Dar a noção que a Biblioteca é um local onde se pode recolher muita informação sobre o nosso mundo, que esta informação não surge unicamente do livro mas também nos multimédia, como os Cd-Rom e a Internet. |
- |
Ensinar a lidar com os recursos da Biblioteca, torná-los autónomos para que futuramente possam utilizá-los naturalmente. |
- |
Procurar que o livro faça parte do seu quotidiano mas de uma forma mais afectiva e que reconheçam a importância da leitura e adquiram o gosto de ler. |
DESCRIÇÃO
- |
Os alunos virão, mensalmente, à Biblioteca Municipal, após o horário escolar, com o transporte da Câmara Municipal. |
- |
Inicialmente será explicado o funcionamento da Biblioteca e como poderão usufruir da informação nela contida. |
- |
Serão feitas actividades que incentivem a consulta dos diversos documentos existentes. Neste ponto os professores poderão dar o seu contributo, propondo aos alunos a pesquisa de determinado assunto que estejam a desenvolver de momento na sala de aula. |
- |
Serão dadas algumas noções de utilização dos meios multimédia disponíveis, especialmente a Internet. Como brevemente será iniciado o projecto Internet nas Escolas, estas visitas constituirão uma oportunidade para iniciar os alunos. Quando o projecto Internet nas Escolas estiver a funcionar, no site da Biblioteca será feito um balanço regular das visitas, em que os autores serão os próprios alunos. Criar-se-á assim um elo de ligação entre todas as Escolas do Concelho. |
- |
Convidar-se-ão os alunos a inscreverem-se na Biblioteca |
- |
No final de cada visita, os alunos que estiverem interessados poderão requisitar livros para lerem em casa, que serão devolvidos na próxima ida à Biblioteca. Neste ponto teremos que ter um especial cuidado de modo a conseguir motivá-los para tal. |
TRANSPORTES
O número de alunos que estarão interessados em vir à Biblioteca é neste momento um incógnita; colocamos, no entanto, à disposição o autocarro de 53 lugares. No decorrer do projecto haverá certamente flutuações significativas.
Escolas dos lugares:
Na 5ª feira, da 1ª semana do mês, pelas 15h30, os alunos têm junto à sua Escola um autocarro que os trará à Biblioteca Municipal.
A recolha dos alunos será iniciada às 15h30 no Frade de Baixo, sendo previsível que a recolha no Frade de Cima seja por volta das 15h45 e no Casalinho pelas 16h00.
O regresso será às 17h30.
Nas deslocações serão acompanhados por um funcionário da Biblioteca que coordenará as actividades.
Escola da sede do Concelho:
Em anexo, na da proposta de trabalho apresentada pela Escola EB de Alpiarça, estão descritos os transportes.
16/01/2001
Escola Básica do 1º Ciclo de Alpiarça - Proposta de Trabalho
![]() |
Introdução
Como todos nós sabemos, ler não é somente decifrar um conjunto de grafismos, mas assim compreender o que eles nos querem dizer.
Assim sendo, ler é então, acompanhar as mensagens que nos transmitem com esses grafismos, todos aqueles que, em algumas folhas coloridas, ou não, os sonhos ou realidades que vivemos no dia a dia, descrevem.
Para tal, precisamos de contactar com essas importantes obras o mais de perto possível, e para isso, nada melhor que deslocarmo-nos aos espaços onde elas se encontram: as Bibliotecas.
Objectivos
Através do conhecimento tido em experiências anteriores pensando ser este o momento indicado para, conjuntamente com a Autarquia, darmos inicio a um projecto de vistas programadas à Biblioteca Municipal de Alpiarça, com vista ao conhecimento mais alargado da mesma e, sobretudo, com o objectivo de incentivar as idas voluntárias dos alunos.
Formas de Desenvolvimento do projecto
O projecto em vista desenvolver-se-ia apenas com as idas, uma vez por mês, de cada uma das turmas de 3os e 4os anos á Biblioteca Municipal.
No que respeita aos 1ose 2os anos, estes receberiam na Escola a visita do funcionário com uma pequena selecção de livros adequados que poderiam levantar.
Horários e Transportes
Para que este trabalho possa ser desenvolvido necessitamos que a Câmara Municipal de Alpiarça disponibilize nas duas primeiras semanas do mês um autocarro para transportar os alunos da Escola para a Biblioteca e depois para a Escola, após terem levantado as obras escolhidas.
As turmas do 4º ano perfazem um total de 54 alunos, que teriam de ir em dois dias diferentes. As do 3º ano, sendo apenas duas, compõem-se de 46 alunos, a ir também em dois dias na semana seguinte.
Nota: O número de alunos referidos pode ser reduzido, na medida em que esta é uma proposta de trabalho que depende de aprovação dos pais, e assim sendo, acreditamos que devido a condicionantes várias, não poderão ir todos.
O horário mais favorável à concretização deste projecto será 15h 30 e as 16h 30, sendo sempre os alunos acompanhados por uma professora ou um funcionário da Biblioteca Municipal
Conclusão
Tendo em conta que, cada vez mais, os hábitos de leitura se vão perdendo, esperamos ter êxito nesta iniciativa conjunta entre pais, alunos, professores e autarquia.
Nota: A avaliação do projecto far-se-á no final do ano lectivo, e dependendo dessa avaliação, poderá ou não, o projecto continuar em anos lectivos seguintes.
______________________________________________________________________
(1) GOMES, José António
Da nascente à voz : Contributos para uma pedagogia da leitura . – Lisboa : Caminho, 1996 .- ISBN 972-21-1046-2