Free Joomla Template by HostMonster Reviews

"Sábados a Contar" - As Conquistas de Abril | Ana Rita Janeiro

Dia 27 de abril | 16h30

Uma história sobre como se vivia em Portugal durante o Estado Novo, o que aconteceu no 25 de Abril e quais as conquistas da democracia. 

Uma história para pequenos e graúdos, contada por Ana Rita Janeiro

Não faltem, no próximo sábado, pelas 16h30!


Ana Rita Janeiro

Desde cedo que a minha veia artística se manifestou. Frequentei cursos de música e pintura mas licenciei-me em História (ramo Arqueologia) e em Serviço Social. Vivo em Évora desde 2014 e tenho quatro filhos. Os meus gostos alastram-se ao folclore, à gastronomia, ao cinema e às viagens. Até 2022 fiz várias exposições de pintura e escrevi histórias para contar em casa aos meus filhos.

Porém, o convite para decorar o espaço infantil da Biblioteca Pública de Évora e a oportunidade de atuar na Feira do Livro de Évora, nesse mesmo ano, mudaram a minha vida. Desde então, editei dois livros e tenho percorrido praticamente todo o País com as minhas histórias e as minhas oficinas artísticas, para além das exposições de pintura e de ilustração.
 
Foram já milhares as crianças, de norte a sul de Portugal, que participaram nas minhas atividades, fazendo parte delas!
 
Para contar as minhas histórias criei uma nova forma de arte que faz as crianças felizes!
 
Escrevo as histórias, componho as músicas, produzo os vídeos e construo de raiz os objetos artísticos através dos quais conto as histórias e faço as oficinas, sejam em cartão, em madeira ou noutro material.
 
Sou uma artista plástica que faz literatura experimental usando o que me rodeia para passar a minha mensagem.
 
[...] in: carlotanaif.wixsite.com

Ana Rita Janeiro, de forma interativa e original, ofereceu à pequenada e às famílias que os acompanharam, uma viagem ao passado contando-nos como se vivia em Portugal durante o Estado Novo, com Salazar, Marcelo Caetano e a PIDE. O que aconteceu no 25 de Abril e quais foram as principais conquistas da democracia. Surpreendentemente, os nossos amiguinhos responderam da melhor forma às várias questões que foram sendo colocadas. No final, Ana Rita ofereceu-lhes um pé de couve dentro de um pequeno vaso   "A Couve da Liberdade" dando-lhes a responsabilidade de cuidar da sobrevivência e da liberdade da planta - Depois, toca a decorar para melhor preservar  

Muito obrigado Ana Rita Janeiro! 

Visitas: 316