Free Joomla Template by HostMonster Reviews

Apresentação


A Biblioteca Municipal de Alpiarça inserida num meio rural, com tendência de mudança para os setores secundário e terciário, conta com uma população envelhecida com poucos hábitos de leitura. As crianças até aos 7 anos utilizam o espaço mais na sua vertente lúdica. Dos 8 aos 10 anos começam a procurar também informação de apoio as suas atividades curriculares. Esta tendência acentua-se nos jovens e adolescentes até aos 18 anos, daí até aos 25/30 anos, conjugam-na como o apoio às suas atividades profissionais. A partir dos 30 anos, além da informação de índole profissional, acentua-se a utilização por lazer, consultam jornais e revistas, requisitam livros, DVD’s ou CD’s.

Embora o livro no seu suporte tradicional esteja omnipresente na coleção, para todos os escalões etários, sente-se uma forte tendência para a utilização das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC), como a Internet, recursos multimédia e audiovisuais.

Assiste-se, assim, a uma transição na utilização dos recursos de informação tangíveis para os não tangíveis, o que implica a adequação da coleção e dos serviços prestados, com base numa política de serviço à comunidade.

Neste contexto, existem os serviços tradicionais como o empréstimo domiciliário, serviço de fotocópias e impressão, serviço de itinerâncias com as escolas, serviço de animação cultural – promoção da leitura, serviço de apoio às bibliotecas escolares (SABE), reforçados com o serviço de referência, em que a pesquisa e fornecimento de informação passou a fazer-se, preferencialmente, através das TIC, o serviço de Internet convencional (16 pontos de acesso) e wireless (livre) e os serviços audiovisual e multimédia.

 

Visitas: 2704