Anuais
2009
Janeiro
Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho
Agosto
Setembro Outubro Novembro Dezembro

 

. . . . . . . .  .  .  .  .   .   .   .    .    .    .    .     .     .      .     .       .       .        .        .         .           .   

O cheiro do papel com Mafalda Mihões

     As ligações íntimas entre as histórias e os livros

Neste atelier falamos sobre as idades e os livros, trabalhamos com vários tipos de livros e estudamos as suas aplicações.
Hoje em dia os livros apresentam-se de diferentes formas e feitios.
Os materiais usados, as ilustrações, os formatos e as diferentes maneiras de estar de cada autor ajudam a definir os públicos a que a obra se destina.
Cada leitor é único, nunca se sabe ao certo quais são as regras que ditam as suas escolhas, no entanto sabe-se que existem regras em relação aos materiais usados.
De acordo com as idades escolhem-se os melhores livros de forma a não prejudicar o processo de formação de um leitor.

Temáticas abordadas

Existe livro para um leitor?
Existe um livro para cada idade?
Onde se pode ler e contar histórias?
Para que serve a ilustração?
Como se lê ilustração?
O que é que é um álbum ilustrado?
O que é um livro brinquedo?
Quais são os livros que não são livros?
O que é um livro?
O que é um mau livro?
O que é um bom livro?
Existem livros perigosos?
Os livros têm dentes?
O que é que cabe dentro de um livro?
O livro é um objecto?
Quais são as suas características?
Que formatos devem ter os livros?
Qual é o sítio dos livros em nossa casa?
Qual é o sítio dos livros na biblioteca?
Existe um livro para cada idade?
Onde se pode ler e contar histórias?
Podem-se ler livros no bacio?
Podem-se ler livros no banho?
O Livro é o melhor presente? Quando?
Quais são as horas do dia melhores para contar histórias?
Qual é o papel da família enquanto mediadores de leitura?

. . . . . . . .  .  .  .  .   .   .   .    .    .    .    .     .     .      .     .       .       .        .        .         .           .     

Seduzir crianças e adultos através de objectos que contam histórias é já uma técnica antiga, este truque aproxima-nos do quotidiano e serve de livre trânsito para a entrada no livro.

Neste atelier falamos de contos para crianças dos 0 aos 36 meses.

Deverá ter a duração de 7 a 9 horas.

Ficha técnica:

concepção e realização | Mafalda Milhões
público-alvo | bibliotecários, técnicos de biblioteca, educadores, professores, pais e livreiros
número de participantes | mínimo 15 e máximo 25
duração | 7 horas

. . . . . . . .  .  .  .  .   .   .   .    .    .    .    .     .     .      .     .       .       .        .        .         .           .   

Já foi atingido o número máximo de participantes. No entanto, se desejar, pode efectuar a sua inscrição mas a mesma fica condicionada a eventuais desistências que entretanto ocorram.

Faça aqui a sua inscrição on-line, ou através desta ficha de inscrição

. . . . . . . .  .  .  .  .   .   .   .    .    .    .    .     .     .      .     .       .       .        .        .         .           .   

-Cartaz de divulgação

 

 

 

   No âmbito das Acções de Promoção da Leitura/Carteira de Itinerâncias promovidas pela DGLB, a nossa Biblioteca Municipal acolhe, entre 21 Outubro e 18 de Novembro, a exposição “Eça de Queiroz - os passos de um trajecto”.

    Esta exposição tem como principal objectivo descrever a evolução literária queirosiana, desenvolvendo-se segundo uma perspectiva diacrónica, elegendo quatro momentos:

1866/1871: Aprendizagem da escrita;
1871/1880: Escrita do Real;
1880/1888: Outros mundos possíveis;
1888/1900: Eterno retorno

   A exposição é apresentada em vinte painéis com reproduções de manuscritos, de frontispícios e de páginas de livros, de retratos do autor e dos seus contemporâneos, de publicações periódicas em que colaborou, de personagens da sua ficção, de lugares biográficos e ficcionais, etc.


Coordenação:
Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário do Eça de Queirós - Ano 2000

Design:
José Brandão/Atelier B2 Design

Produção:
Biblioteca Nacional/Ministério da Cultura

 

 © Copyright - Biblioteca Municipal de Alpiarça - 2009