Anuais
2009
Janeiro
Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho
Agosto
Setembro Outubro Novembro Dezembro

 


Mesa Redonda com comunicações de:

- Dr. António Carvalho - Director do Dep. de Cultura da Câmara Municipal de Cascais

“A obra de Branquinho da Fonseca e as actividades que
se desenvolvem na Rede de Bibliotecas
Públicas no Município de Cascais”

- Dr. José António Calixto - Director da Biblioteca Pública de Évora

“O conceito de Biblioteca Pública e o exemplo da
Biblioteca Pública de Évora”


 

-Cartaz de divulgação


 

     “O Conceito de Biblioteca Pública no Séc. XXI” foi o tema em discussão numa Mesa Redonda que teve lugar no Auditório Mário Feliciano, na Biblioteca Municipal, no dia 26 de Abril.
.   Com uma audiência constituída predominantemente por um público especializado, neste debate escutaram-se as comunicações do Dr. António Carvalho, Director do Dep. de Cultura da Câmara Municipal de Cascais, e do Dr. José António Calixto, Director da Biblioteca Pública de Évora. O primeiro falou sobre a importância da “Obra de Branquinho da Fonseca e as actividades que se desenvolvem na Rede de Bibliotecas Públicas no Município de Cascais”, enquanto o segundo mostrou-nos o percurso das Bibliotecas Públicas em Portugal. Ambos os locutores analizaram a situação actual das Bibliotecas Públicas em Portugal em termos comparativos com outros países da Comunidade Europeia, apontando problemas e caminhos a seguir para os abreviar, a fim de construir uma imagem do que poderão ser os novos desafios para as Bibliotecas neste início de século.

 

 

 

Encontro com a escritora e Ilustradora Leonor Lourenço

A escritora e ilustradora Leonor Lourenço vai estar connosco para apresentar o seu livro, "O Mistério da Estrelinha Curiosa".

O encontro será no dia 23 de Abril, Dia Mundial do Livro, pelas 17h00.

Ficamos à tua espera, não faltes!

 

 

 


Leonor Lourenço vive em Leiria.
É Educadora de Infância há 25 anos e Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação do Porto.

Iniciou a sua actividade literária na Revista Rua Sésamo.

Participou em dobragens de desenhos animados para a R.T.P. (Estúdios SomNorte) onde emprestou a voz a diversas personagens.

Frequentou um curso de Ilustração/Banda Desenhada no Centro no Centro de Arte e Comunicação Visual em Lisboa (Ar.Co) e diversos workshops sobre ilustração orientado por ilustradores de renome nacional e internacional.

Participa em diversos encontros de literatura para a infância.

Recebeu o primeiro prémio do concurso literário “Sussurrar uma história” promovido pela Livraria Arquivo em Leiria, com o trabalho “Em Alto Mar”.

Este é o seu primeiro livro editado, escrito e ilustrado por si.


Leonor Lourenço contou e encantou!
As crianças ficaram a conhecer o mundo maravilhoso da estrelinha curiosa.

 

"Dar Voz..."

  

       25 DE ABRIL

Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio
E livres habitamos a substância do tempo

Sophia de Mello Breyner Andresen

   No dia 25 de Abril pelas 21h30 venha recordar poemas e canções que marcaram a história de Portugal.

 
"Dar Voz..." é um serão cultural em que a poesia e a música se misturam, formando uma noite repleta de recordações e emoções celebrando assim os 35 anos de Liberdade.

     Não perca!

    Nenhum pretexto seria tão apropriado para justificar a realização de mais uma sessão do “Dar Voz” do que a comemoração dos 35 anos depois da Revolução de 25 de Abril de 1974.
    O serão cultural que mistura música e poesia realizou-se no Auditório Mário Feliciano, na Biblioteca Municipal de Alpiarça, no dia 25 pelas 21h30. Esta foi, pois, uma noite em que o espírito de Abril esteve presente em toda a sua magnificência, onde, pela voz da equipa de animação da Biblioteca e do Duo Musicália, se ouviram as palavras proferidas pelos poetas que exaltaram a liberdade tinta dos cravos e que condenaram a opressão do homem pelo homem que impede a realização plena do homem em toda a sua dignidade. Ouviram-se poemas de Ary dos Santos, António Gedeão, Jorge de Sena, Manuel Alegre, Manuel da Fonseca, José Afonso, entre outros, e cantaram-se músicas de intervenção, entrecortadas com projecção de imagens alusivas à efeméride e com reprodução dos comunicados à população dos Capitães de Abril.

Mais fotos >>

 2 Abril - Dia Mundial do Livro Infantil


Contos, jogos e Ateliers de Pintura

Para todas as crianças e suas famílias

No Jardim da Biblioteca


 

 

   

Mais fotos >>

 


 

 © Copyright - Biblioteca Municipal de Alpiarça - 2009