Exposição "Bonecas, uma Paixão Inesperada"
De 1 a 30 de junho
A arte e o imaginário de Sónia Almeirante.
Algo inesperado surgiu na minha vida…uma paixão por colecionar e fazer bonecas. Paixão Inesperada, porque em criança nunca me entusiasmou brincar com bonecas. Sempre gostei de transformar e alterar as bonecas que me ofereciam. De tal forma que nenhuma me chegou aos dias de hoje. Pois as transformações eram sucessivas, desde cortes de cabelos a maquilhagens fora do comum, a roupas alteradas e muitas vezes arruinadas com a experiência de transformação… Talvez por isso a paixão por colecionar e voltar a fazer roupas para bonecas me surgiu só em adulta.
Espero que gostem e que o meu mundo de fantasia vos possa trazer alegria pois o melhor do mundo são as crianças e junto delas sempre haverá bonecas e muitas risadas.
Biografia
Olá o meu nome é Sónia Almeirante e algo inesperado surgiu na minha vida… Uma paixão por colecionar e fazer bonecas. Paixão Inesperada, porque em criança nunca me entusiasmou brincar com bonecas. Sempre gostei de transformar e alterar as bonecas que me ofereciam. De tal forma que nenhuma me chegou aos dias de hoje. Pois as transformações eram sucessivas, desde cortes de cabelos a maquilhagens fora do comum, a roupas alteradas e muitas vezes arruinadas com a experiência de transformação… Talvez por isso a paixão por colecionar e voltar a fazer roupas para bonecas me surgiu só em adulta.
Numa fase de minha vida em que fiquei desempregada, tive a visita de uma prima que no momento já fazia parte de um mundo de bonecas que eu não imaginava existir… e essa visita foi a inspiração para renascer o meu gosto pelas bonecas. Fui apresentada a umas bonecas “estranhas” … com olhos enormes e que podiam mudar o olhar apenas puxando um pequeno fio. Estas bonecas podiam também ser transformadas consoante a nossa vontade e imaginação. Acho que foi o que me entusiasmou para começar a colecionar as Blythes.
Este novo mundo deu-me entusiasmo também pela possibilidade de as fotografar, algo que passei a fazer com muita paixão. Tive junto a mim alguém que também se entusiasmou com a possibilidade de recriar umas bonecas de que se lembrava desde criança, as bonecas de trapos da avó Emília – a minha mãe Adília, foi esse alguém.
E foi assim que nasceram as ”Matrafonas da Emília” e começámos as duas (mãe e filha) a desenvolver um negócio feito de emoções e recordações, a venda de bonecas de trapos e a execução de roupas para Blythes e todo o tipo de bonecas.
A minha paixão passou a ser mais alargada, comecei a colecionar vários tipos de bonecas e assim a minha coleção de bonecas foi crescendo e foi-se tornando mais diversificada, sendo que a minha mãe Adília começou também ela a criar vários tipos de artesanato como forma de passar a sua aposentação de maneira mais agradável.
Recebi com entusiasmo este convite feito pelo Rui Gaspar que, ao ver algumas fotos de umas bonecas “estranhas”, achou muito interessante poder dar a conhecer este mundo também a mais pessoas (miúdos e graúdos) e assim cá estou a trazer uma pequena mostra da minha coleção de bonecas. Espero que gostem e que o meu mundo de fantasia vos possa trazer alegria pois o melhor do mundo são as crianças e junto delas sempre haverá bonecas e muitas risadas.
Visitas: 554