Comunidade de Leitores - "Lixo em Portugal"
Dia 27 de maio | 17h30
Nas nossas leituras anteriores deparámo-nos frequentemente com o "lixo" e seu impacto no meio ambiente. Neste ensaio de Andreia Barbosa, "O Lixo em Portugal", a autora dá-nos uma visão muito bem conseguida sobre a problemática do lixo, na generalidade, mas dando especial enfoque à realidade portuguesa. Uma boa leitura que nos oferece o conhecimento para que, no dia-a-dia, "...nos apropriemos do nosso lixo, em vez de simplesmente o deitarmos fora tentando não pensar no seu destino".
Será certamente uma boa conversa à volta de algo que muito nos preocupa, junte-se a nós!
Para este ciclo de Encontros, 2022-2023, a Comunidade de Leitores da Biblioteca Municipal de Alpiarça escolheu como tema central das suas leituras a emergência climática. Perceber qual o impacto da ação do homem na natureza, no reino animal, nos ecossistemas. Aparentemente, aprendemos a dominar o meio envolvente, mas isso estará a diminuir o sofrimento no mundo, a nível individual ou coletivo e permitir um desenvolvimento sustentável a médio e a longo prazo?
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS, Agenda 2030 - https://ods.pt/
"O ser humano é, e sempre foi, fazedor de lixo. Mas o chamado lixo, e o destino que se lhe dá, mudou muito através dos tempos. Ele é matéria: extraída, transformada, desejada, usada, rejeitada; objeto de processos, tecnologias, políticas, mercados e culturas. Problema ambiental, desafio técnico ou riqueza potencial, o lixo espelha a sociedade. As advertências para o reduzir, reutilizar e reciclar não vão ao fundo da questão.
Este livro parte da história do lixo como problema coletivo de origem urbana para uma radiografia atual da produção nacional e da economia do lixo; das instituições e dos processos que o gerem; e, perante a crise ecológica, das transformações que se anunciam. Para que nos apropriemos do nosso lixo, em vez de simplesmente o deitarmos fora tentando não pensar no seu destino."
in: wook.pt
O Encontro
Inevitavelmente, as primeiras páginas deste excelente livro de Andreia Barbosa levaram-nos a uma Alpiarça que muitos de nós ainda recordávamos, que afinal era comum a um interior, rural, bem português. À época, éramos incrivelmente “ecológicos”, o lixo tinha um destino marcado, previsível, logo à nascença, quase tudo era aproveitado (reciclado) “até dar”. Os restos dos legumes com que se fazia a sopa e restos que sobravam, iam para as galinhas, para os porcos, etc., ao “fundo quintal”. As carroças do município passavam para levar o lixo para o qual não havia destino, mas que era bem pouco quando comparado com a enormidade dos dias de hoje. Revisitámos a leitura do livro, os bons exemplos do norte da Europa e também em Portugal nos processos de reciclagem.
Também inevitavelmente, intervalámos para provar mais um magnífico bolo confecionado pela Rosário, desta feita de amêndoa (muito obrigado!), acompanhado por chá, café e vinho abafado. Continuamos a cumprir a promessa de “descartáveis de plástico zero”, cada um traz de casa o seu prato, garfo e copo.
Retomámos a nossa boa conversa, trazendo ao de cima as preocupações ambientais com o estado atual do lixo a nível nacional e global. O que acontece na nossa vizinha Chamusca, o transito de camiões carregados de detritos que passa por Alpiarça, alguns vindos fora do país. Os interesses comerciais, locais e globais, por detrás do lixo. A economia liberal, o famigerado crescimento económico, que muito produz, que está a conduzir para o abismo os ecossistemas, a importância de uma política global para o ambiente. Encontrámos como fio condutor o papel determinante que cada um de nós pode ter em toda esta problemática. O simples acto de separar corretamente o lixo que produzimos, depois dar-lhe o destino adequado, faz muita diferença na qualidade dos resíduos obtidos nos processos de reciclagem, a montante. Os seja, tal como no nosso antigamente, hoje e mais que nunca, temos de pensar (sempre) no destino do lixo produzimos. A educação para preservação do ambiente, a sensibilização junto da comunidade, é de capital importância.
Até ao próximo encontro, que acontecerá em Lisboa, a 17 de junho, no Museu Nacional de História Natural e Ciência, com a presença do Professor Doutor Viriato Soromenho-Marques, o nosso convidado, que muito nos honra, para fechar este ciclo de Encontros dedicado às alterações climáticas.
Junte-se a nós!
View the embedded image gallery online at:
https://www.alpiarca.pt/bma/index.php/componente-favoritos/atividades/2023/525-comunidade-de-leitores-o-lixo-em-portugal#sigFreeId0ca9832f9f
https://www.alpiarca.pt/bma/index.php/componente-favoritos/atividades/2023/525-comunidade-de-leitores-o-lixo-em-portugal#sigFreeId0ca9832f9f
Biografia
Andreia Barbosa é licenciada em Comunicação Social e com mestrado em Ecologia Humana e Problemas Sociais Contemporâneos, trabalhou como produtora de conteúdos para rádio e televisão, realizou documentários e escreveu argumentos de ficção. É membro fundador e vice-presidente da associação Circular Economy Portugal – CEP.
Visitas: 488