Visitar-Conhecer, Utilizar-Aprender - 2004/2005

    A Biblioteca Municipal de Alpiarça tem vindo ao longo dos anos a desenvolver projectos de promoção do livro e da leitura junto das Escolas do nosso Concelho.
    O projecto "Visitar, Conhecer–Utilizar, Aprender" é um dos exemplos. Tal como aconteceu nos anos transactos, será aplicado e desenvolvido pela Biblioteca em estreita colaboração com as Escolas do 1º Ciclo, 3º e 4º ano.

    

Calendário:

  Novembro/Dezembro

Escola E. Básico de Alpiarça
Dia 29 - Terça-feira  - 4º ano às 15h30
Dia 30 - Sexta-feira - 3º ano às 15h30
Escolas E. Básico dos Lugares Frade de Baixo, Frade de Cima e Casalinho
Dia  2 - Quinta-feira - 3º e 4º ano às 15h30

 Janeiro

Escola E. Básico de Alpiarça
Dia 10 - Segunda-feira  - 4º ano às 15h30  
Dia 11 - Terça-feira - 3º ano às 15h30
Escolas E. Básico dos Lugares Frade de Baixo, Frade de Cima e Casalinho
Dia 13 - Quinta-feira - 3º e 4º ano às 15h30

 Fevereiro

Escola E. Básico de Alpiarça
Dia 14 - Segunda-feira  - 4º ano às 15h30  
Dia 15 - Terça-feira - 3º ano às 15h30
Escolas E. Básico dos Lugares Frade de Baixo, Frade de Cima e Casalinho
Dia 17 - Quinta-feira - 3º e 4º ano às 15h30

 Março

Escola E. Básico de Alpiarça
Dia 7 - Segunda-feira  - 4º ano às 15h30  
Dia 8 - Terça-feira - 3º ano às 15h30
Escolas E. Básico dos Lugares Frade de Baixo, Frade de Cima e Casalinho
Dia 10 - Quinta-feira - 3º e 4º ano às 15h30

 Abril

Escola E. Básico de Alpiarça
Dia 4 - Segunda-feira  - 4º ano às 15h30  
Dia 5 - Terça-feira - 3º ano às 15h30
Escolas E. Básico dos Lugares Frade de Baixo, Frade de Cima e Casalinho
Dia 7 - Quinta-feira - 3º e 4º ano às 15h30

 Maio

Escola E. Básico de Alpiarça
Dia 2 - Segunda-feira  - 4º ano às 15h30  
Dia 3 - Terça-feira - 3º ano às 15h30
Escolas E. Básico dos Lugares Frade de Baixo, Frade de Cima e Casalinho
Dia 5 - Quinta-feira - 3º e 4º ano às 15h30

 Junho

Escola E. Básico de Alpiarça
Dia 6 - Segunda-feira  - 4º ano às 15h30  
Dia 7 - Terça-feira - 3º ano às 15h30
Escolas E. Básico dos Lugares Frade de Baixo, Frade de Cima e Casalinho
Dia 9 - Quinta-feira - 3º e 4º ano às 15h30

 


  Descrição do Projecto - 2004/2005

Titulo do Projecto
""Viver com os meus direitos"
Introdução

Carta das Nações Unidas

 O documento universal reconhece a dignidade, tolerância, liberdade e solidariedade das crianças, entendidas como todo o ser humano menor de 18 anos, sem discriminação alguma, independentemente de qualquer consideração de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou outra da criança, de seus pais ou representantes legais.


"A divulgação dos Direitos Humanos junto das crianças e dos jovens, configura-se como suporte de uma verdadeira cidadania, exercida de modo activo e solidário, que se pretende afirmada na suas rotinas quotidianas. A informação que dela resulta beneficiará a formação de sentido crítico constituindo-se como elemento essencial duma cultura de convivência salutar entre pessoas livres e responsáveis, caminhando no sentido de uma sociedade mais justa."

Maria Fernanda D. D. Marcos - Presidente da C.P.C.J. de Vila Real de Santo António


    A Biblioteca Municipal de Alpiarça tem vindo ao longo dos anos a desenvolver projectos de promoção do livro e da leitura junto das escolas e da comunidade alpiarcense recorrendo muitas vezes, a  actividades baseadas em temas que são comuns ao dia-a-dia da nossa  terra.
   Este ano comemora-se o 15º aniversário da Declaração Universal dos Direitos da Criança.
  A Biblioteca, como local de acesso privilegiado à informação e dadas as características deste projecto, este ano decidiu associar-se a esta iniciativa contribuindo assim, para divulgação dos Direitos da Criança junto dos alunos e da comunidade em geral. 
   Pensamos que este nosso trabalho poderá servir de alerta e prevenir os participantes para as situações com que somos confrontados no nosso dia-a-dia de crianças e jovens negligenciados,  vítimas de maus tratos, tanto físicos como psíquicos.

Apresentação dos  temas a desenvolver

   Os temas a desenvolver serão baseados na Declaração Universal dos Direitos da Criança, onde iremos adaptar alguns artigos seleccionados tendo em vista os objectivos e especificidades deste  projecto. 

Plano das actividades
Mês
Dias
Actividade

Novembro/Dezembro

29, 30 Nov. e 2 Dez.

A Criança

Janeiro

10, 11 e 13

Não à discriminação

Fevereiro

14, 15 e 17

Opinião da Criança

Março

7, 8 e 10

Acesso à informação

Abril

4, 5 e 7

Saúde e toxicodependência

Maio

2, 3 e 5

Educação

Junho

6, 7 e 9

Repouso e Tempos Livres
Metodologias

    Para a realização deste projecto será necessário a planificação atempada de todas as actividades a realizar em cada mês.

    No planeamento procuraremos, através da interacção das temáticas desenvolvidas e o espaço da Biblioteca,  incentivar as crianças à descoberta da informação contida nos documentos impressos (livros, jornais, revistas...), multimédia ( CD-ROM, DVD, vídeo) e Internet.   Com o decorrer das actividades as crianças irão  interiorizando que no espaço da Biblioteca podem obter toda a informação que necessitam, tanto para esta actividade específica como para futuros trabalhos.

 Desta forma, pretendemos dividir o tempo em duas partes:

    Os dias da visita continuarão a ser as primeiras segundas, terças e quintas-feiras de cada mês, após o horário escolar, às 15h30.  Este escalonamento das visitas poderá ser alterado caso os horários escolares, actividades desenvolvidas pela Escola ou pela Biblioteca assim o obriguem. Nestes casos os alunos serão avisados antecipadamente.

Objectivos

    O grande objectivo da Biblioteca é sem dúvida, incentivar as crianças à leitura  e à pesquisa de informação, através da dinamização das actividades lúdicas, que  neste projecto passa pela divulgação dos direitos humanos junto das crianças e jovens.
   O jogar, o acesso à Internet podem e devem constituir, motivos para que crianças e adultos passem a frequentar esta nossa casa dos livros.
   Mas à Biblioteca cabe também, através das suas actividades, a enorme e difícil tarefa, nos dias de hoje, de levar os seus utilizadores à leitura. Para isso é legítimo que se lance mão de todos os instrumentos que possam modificar o conceito de que a leitura é um acto de obrigação transformando-o em prazer, onde a imaginação reina e os sentimentos se misturam.
    O papel da Biblioteca Municipal não se esgota na promoção da leitura, mas também, de uma forma activa, fomentar a criação de uma cultura de cidadania, ontem se destacam os direitos e deveres dos seus utilizadores.

    Assim sendo, os grandes objectivos deste projecto são:

Conclusão

     Promover actividades de animação numa biblioteca é, nos dias de hoje um grande desafio. No entanto pode ser muito enriquecedor se essas mesmas actividades promoverem o bem estar social e cultural da comunidade.
     Com este projecto específico, esperamos conseguir sensibilizar os diversos intervenientes, alunos, escola, pais e comunidade em geral, para a promoção dos Direitos da Criança e simultaneamente incentivar o gosto pelo livro e pela leitura.

    A Biblioteca Municipal de Alpiarça


 © Copyright - Câmara Municipal de Alpiarça
Última actualização: 25-01-2001