Free Joomla Template by HostMonster Reviews

Comunidade de Leitores | outubro 2019

Comunidade de Leitores | outubro 2019 

Será o retomar de um novo ciclo da nossa Comunidade de Leitores, desta feita à volta do "Conto" como género literário que nos levará a revistar alguns dos grandes clássicos e à descoberta de novos autores. Será também o início de mais uma Viagem (sempre) Inacabada, que tantos e bons momentos prazerosos nos troxeram à volta das nossas leituras.  

Mantemos o mote. A Comunidade de leitores da Biblioteca Municipal de Alpiarça pretende promover e consolidar os hábitos de leitura junto da comunidade alpiarcense, oferecendo um espaço/momento de convívio entre aqueles que gostam do livro e da leitura, em que possam partilhar as suas experiências como leitores. Que continue a constituir um bom momento de conversa, informal, na (re)descoberta de determinado texto ou tema proposto para debate. Que o olhar do outro sirva de contraponto, seja um outro olhar, que ofereça ao grupo a oportunidade de partilha de opiniões e de afetos; que continue a criar e a fortalecer o sentimento de pertença a esta Comunidade de Leitores que tem na cultura, no livro e na leitura uma paixão comum.

 
 
Participe, as inscrições encontram-se abertas. Podem-se efetuar on-line aqui, via e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou presencialmente na nossa Biblioteca Municipal. 
 
Os encontros da Comunidade de Leitores realizar-se-ão uma vez por mês, no último sábado, salvo casos pontuais que justifiquem outra periodicidade.
 
O 1º encontro deste novo ciclo terá lugar no dia 26 de outubro de 2019, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal. 
 
Será feita a apresentação das intenções para este novo ciclo de encontros e partilhadas as opiniões sobre as mesmas. 
 
Existem livros disponíveis para empréstimo a quem esteja interessado em participar na Comunidade de Leitores. Foram livros gentilemente cedidos pelas Bibliotecas Municipais da Lezíria do Tejo, no âmbito da Rede Intermunicipal - RIBLT  
 

O livro adotado para o mês de outubro: 
 
Uma rapariga loura, fina e fresca, por quem o honesto Macário quase endoidece. Uma aia que se entrega na maior prova de lealdade ao seu reino. Jacinto, verdadeiro homem da cidade, que dá por si a descobrir as maravilhas da ruralidade. Ou José Matias, rapaz airoso que acaba os dias contemplando à distância a divina Elisa.  Em O Tesouro, o autor reflecte sobre a natureza humana e a sua relação com a riqueza material. Os protagonistas deste conto são três irmãos (Os irmãos de Medranhos): Guanes, Rui e Rostabal. As personagens começam por ser apresentadas colectivamente ("Os três irmãos de Medranhos"), mas, à medida que a acção progride, a sua caracterização vai-se individualizando, como que sublinhando o predomínio do egoísmo individual sobre a aparente fraternidade.
 
São inesquecíveis as personagens concebidas por Eça de Queiroz nos contos que publicou ao longo da sua carreira literária em jornais e revistas e que aqui se reúnem.
 
José Maria de Eça de Queiroz (Póvoa de Varzim, 25 de novembro de 1845 — Neuilly-sur-Seine, 16 de agosto de 1900) foi um escritor e diplomata português. É considerado um dos maiores romancistas de toda a literatura portuguesa, o primeiro e principal escritor realista português, renovador profundo e perspicaz da nossa prosa literária.
 
 

In: Wook e Wikipédia




Entre as novas caras (bem-vindas!) e as já conhecidas, demos início ao 2º ciclo de encontros da nossa Comunidade de Leitores. Foi apresentado o novo logótipo para a Comunidade que foi do agrado de todos, o nosso muito obrigado ao Alexandre Sebastião! Conforme combinado no último encontro, este novo ciclo de leituras será à volta do "Conto" como género literário. Pretendemos revisitar alguns dos grandes clássicos e partir à (re)descoberta dos autores contemporâneos que incluímos no roteiro para mais esta Viagem (sempre) Inacabada à volta das nossas leituras. Apresentados os livros e os autores, faladas as possibilidades de explorarmos as suas obras e da eventualidade de podermos contar com a sua presença, partimos à conversa sobre o magnífico Eça de Queiroz, da sua personalidade como vulto maior da literatura portuguesa, da sua obra na generalidade e dos seus “Contos” em particular. Fizemos uma viagem muito interessante entre os contos queirozianos, os que mais nos entusiasmaram ou nos surpreenderam. Provámos alguns dos acepipes mencionados nos contos, deliciosos por sinal (uma vez mais, obrigado Rosário pela suas mãos de fada!) e depois lá retomamos a conversa. Bons momentos à volta das nossas leituras, até novembro!

Fotos:

 
 
Visitas: 31