Free Joomla Template by HostMonster Reviews

Apresentação do livro "Abraçar a Dor" de Filomena Mourinho

Dia 8 de junho | 16h00 | Encontro "Saúde & Comunidade" 

Neste Encontro, Filomena Mourinho apresenta-nos o seu livro "Abraçar a Dor" e fala-nos de como ultrapassar as dificuldades decorrentes da fibromialgia, as formas tradicionais   mas também outras formas de lidar com a doença, desde exercício físico, alimentação, comportamentos sociais, cuidados com o sono, entre outros.

 


 

 


Abraçar a Dor
 
As pessoas que vivem com fibromialgia enfrentam desafios diários com esta doença e necessitam de apoio para conhecer não apenas os medicamentos que existem para o tratamento (e camuflagem) de alguns dos sintomas, mas também outras formas de lidar com a fibromialgia, desde exercício físico, alimentação, comportamentos sociais, cuidados com o sono, entre outros.
 
Mais do que uma compilação de factos e de “soluções” para a dor, este livro traz a minha história. A minha vivência de uma doença que pode ser incapacitante, mas que pode ser vivida de forma positiva.
 
As aprendizagens que faço constantemente, no âmbito dos estudos em Psicologia Positiva são uma mais valia em todo este processo e são informações e experiências que quero partilhar consigo pois acredito que podem mudar a forma de encarar e viver a vida.
 
 
in: Wook

 
Biografia:
 
Filomena Afonso Mourinho  tem quarenta e quatro anos, é professora de Inglês há vinte e considera-se expert em lidar com situações de vida consideradas difíceis, pois para além de ser portadora de nanismo, tem diagnóstico de fibromialgia há cerca de sete anos.
 
Além de professora, é voluntária numa Academia Sénior, onde dinamiza a disciplina de Psicologia Positiva, fruto da sua formação nesta área (Executive Masters em Psicologia Positiva Aplicada, pelo ISCSP-UL). 
 
Tem a enorme tendência de olhar para o lado bom da vida e nos tempos livres gosta de ler, ver bons filmes, estar com amigos e de passar o máximo de tempo possível com o marido e com os dois cães, Brownie e Poppy. 
 
Vive atualmente no Alentejo, terra que adotou como sua desde 2001.licenciada em Gestão de Recursos Humanos com uma pós-graduação no ISCTE - Business School, Instituto Universitário de Lisboa.

Apresentação do livro "Abraçar a Dor" | Encontro "Saúde & Comunidade" 
 
Filomena Mourinho trouxe até nós toda a sua determinação e força de vontade com a qual soube ultrapassar os obstáculos com se deparou (e depara) ao longo da vida. Quanto à fibromialgia, sobre a qual escreveu o livro "Abraçar a Dor", partilhou, numa agradável conversa que se estendeu até ao final da tarde, a sua experiência e capacidade de resiliência para ultrapassar a "dor" associada à doença. Dor essa que soube abraçar, e que também o ensinou a fazer ao publico presente, maioritariamente portador de fibromialgia. Muito obrigado Prof.ª Filomena Mourinho!

Fotos:
 
 
Visitas: 195