Free Joomla Template by HostMonster Reviews

Comunidade de Leitores | fevereiro

 

 
O 4º encontro terá lugar no dia 23 de janeiro de 2019, pelas 17h30, na Biblioteca Municipal. 
 
Desta feita a nossa viagem inacabada terá como mote o livro  "Os loucos da Rua Mazur"  de João Pinto Coelho.
 
Contamos com a presença da Comunidade de Leitores das Bibliotecas de Loures, o que muito nos honra.

Existem livros disponíveis para empréstimo domiciliário a quem esteja interessado em participar na Comunidade de Leitores.
 
Participe, as inscrições encontram-se abertas. Podem-se efetuar on-line aqui, via e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou presencialmente na nossa Biblioteca Municipal. 
 
Os encontros da Comunidade de Leitores realizar-se-ão uma vez por mês, salvo casos pontuais que justifiquem outra periodicidade.

 
Quando as cinzas assentaram, ficaram apenas um judeu, um cristão e um livro por escrever.
 
Paris, 2001. Yankel - um livreiro cego que pede às amantes que lhe leiam na cama - recebe a visita de Eryk, seu amigo de infância. Não se veem desde um terrível incidente, durante a ocupação alemã, na pequena cidade onde cresceram - e em cuja floresta correram desenfreados para ver quem primeiro chegava ao coração de Shionka. Eryk - hoje um escritor famoso - está doente e não quer morrer sem escrever o livro que o há de redimir. Para isso, porém, precisa da memória do amigo judeu, que sempre viu muito para além da sua cegueira. 
 
Ao longo de meses, a luz ficará acesa na Livraria Thibault. Enquanto Yankel e Eryk mergulham no passado sob o olhar meticuloso de Vivienne - a editora que não diz tudo o que sabe -, virá ao de cima a história de uma cidade que esteve sempre no fio da navalha; uma cidade de cristãos e judeus, de sãos e de loucos, ocupada por soviéticos e alemães, onde um dia a barbárie correu à solta pelas ruas e nada voltou a ser como era.
 
João Pinto Coelho nasceu em Londres em 1967. Licenciou-se em Arquitetura em 1992 e viveu a maior parte da sua vida em Lisboa. Passou diversas temporadas nos Estados Unidos, onde chegou a trabalhar num teatro profissional perto de Nova Iorque e dos cenários que evoca neste romance. Em 2009 e 2011 

in: Wook


A Comunidade de leitores da Biblioteca Municipal de Alpiarça pretende promover e consolidar os hábitos de leitura junto da comunidade alpiarcense, oferecendo um espaço/momento de convívio entre aqueles que gostam do livro e da leitura, em que possam partilhar as suas experiências como leitores. Que este constitua um bom momento de conversa, informal, na (re)descoberta de determinado texto ou tema proposto para debate. Que o olhar do outro sirva de contraponto, seja um outro olhar, que ofereça ao grupo a oportunidade de partilha de opiniões e de afetos, que crie e fortaleça o sentimento de pertença a esta Comunidade de Leitores que tem na cultura, no livro e na leitura uma paixão comum.

O tema base que propomos para este ciclo de encontros é “O romance hstórico”, que será sempre uma Viagem Inacabada à volta das nossas leituras. 
 



Para inicio de mais uma Viagem Inacabada à volta do romance histórico, fomos brindados com uma magnífica dramatização sobre "Os loucos da Rua Mazur" apresentada pelas nossas amigas da Comunidade de Leitores das Bibliotecas de Loures. E foi com esta bela surpresa que se deram a conhecer à nossa Comunidade de Leitores. Nesta leitura partilhada entre Comunidades à volta dos momentos dramáticos ocorridos numa Polónia duplamente invadida na II Guerra Mundial, trouxemos de volta as personagens genialmente criadas por João Pinto Coelho, procurando esclarecer os seus papeis neste surpreendente romance. Intervalamos para provar as saborosas tartes da D. Rosário e os biscoitos do Sr. Fernando, confeccionados segundo as melhores receitas polacas, muito obrigado a ambos. Retomamos a agradável conversa acabando com a promessa de futuras partilhas das nossas leituras e agradecendo o precioso apoio à nossa recentemente constituída Comunidade.

Muito obrigado Maria Rijo, Rita Pitada e Vera Morganheira, até sempre.

Fotos:




 

Visitas: 281