Apresentação do livro "Autismo e Atraso de Desenvolvimento"
Em ambas as sessões participaram pais com filhos com autismo, professores e educadores de infância e outros interessados no assunto. O autor apresentou o seu livro com diversas incursões à sua vivência pessoal e profissional, abordando a história, etiologia, prevalência e características do autismo, bem como os instrumentos de avaliação e os principais modelos de intervenção psicoeducacional com alunos autistas.
Foram colocadas várias questões ao autor, por parte do público presente, relacionadas com os principais sinais de alerta para detetar casos de autismo, a importância da intervenção precoce, exemplos práticos de intervenção educativa, o papel dos professores e das escolas face à problemática, a falta de recursos humanos e o pouco investimento por parte das autoridades governamentais perante um problema cada mais presente nas sociedades modernas. O autor respondeu a todas as questões e inquietações, recorrendo não só ao saber académico, mas sobretudo à sua experiência como pai e como professor de Educação Especial.
A obra tem um prefácio de Preciosa Fernandes, professora na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e pode ser adquirida contactando a instituição que a editou: a Fundação A Lord (http://fundacaoalord.pt) ou o próprio autor (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).
Fonte: http://jornalalpiarcense.blogspot.pt/2015/01/autismo.html
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https://www.alpiarca.pt/bma/index.php/componentes/componente-favoritos/atividades/2015/145-apresentacao-do-livro-autismo-e-atraso-de-desenvolvimento#sigFreeId134825d961
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“O livro de Miguel Correia, focado no autismo/Perturbações do Espetro do Autismo (PEA), fornece um conjunto de instrumentos teóricos que contribuem para uma maior compreensão e aprofundamento conceitual sobre aquela problemática. O quadro teórico que referencia, e que constrói, quer em termos da clarificação do conceito, das caraterísticas do autismo/PEA e da sua relação com as áreas da linguagem, da socialização e da motricidade, quer dos modelos de intervenção enriquecerá a bibliografia neste campo e contribuirá, certamente, para sustentar novas grelhas de leitura das realidades educacionais. Este é, claramente, um aspeto que valoriza esta obra. (…)
Um outro aspeto a considerar decorre do facto de a investigação realizada se reportar a um estudo de caso. Os dados apresentados pelo autor permitem compreender, por um lado, que as respostas ao sujeito em estudo, a nível da terapia da fala, terapia ocupacional e psicoterapia são proporcionadas “fora da escola” pública, o que significa que esta não tem condições para a todos oferecer as mesmas oportunidades. Por outro, que a intervenção precoce, nesta e em todas as situações em que exista uma perturbação global do desenvolvimento, precisa de ser feita a tempo e a horas. Consciencializar o sistema político, as famílias, educadores/professores e a sociedade civil, em geral, para esta importância é, do meu ponto de vista, o maior contributo do estudo que nesta obra se dá conta.”
Preciosa Fernandes, docente na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto.
(In Prefácio)
Miguel Correia,
39 anos.
O seu livro “Autismo e Atraso de Desenvolvimento – Um estudo de caso” é o resultado de um trabalho académico, mas cujo caso abordado é o seu próprio filho, o mais novo de dois rapazes, diagnosticado com perturbação do espetro de autismo.
É licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É pós-graduado em Bioética pela Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica. É mestre em Filosofia da Educação pela Faculdade de Letras da Universidade de Porto. Possui a pós-graduação em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor pela Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. É doutorando em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto com o projeto de tese “Educação Especial – Da teoria às práticas. (Im)possibilidades da educação inclusiva.”
Foi professor de Filosofia e Psicologia no Ensino Secundário e professor de Ética, Bioética e Deontologia no Ensino Superior Público.
Atualmente, é professor de Educação Especial e tem realizado, um pouco por todo o país, apresentações do seu livro e também palestras acerca da problemática das Necessidades Educativas Especiais.