Free Joomla Template by HostMonster Reviews

Apresentação Alves Redol - Fotobiografia

 
A apresentação da obra será na nossa Biblioteca Municipal de Alpiarça, pelas 15h00 e contamos com a presença do autor da obra e filho do escritor retratado, António Mota Redol, do Prof. Dr. António Monteiro Cardoso e do editor Luís Nazaré Gomes.
 
Seguidamente irá ser apresentado o filme "Alves Redol, memórias e testemunhos".
 
Alves Redol e os seus colaboradores passaram por Alpiarça, na recolha efectuada a propósito do "Cancioneiro do Ribatejo", tendo tido guarida na casa dos pais de António e José Calarrão, ao Vale do Rato. A senhora "Calarroa" foi uma boa ajuda para a recolha das quadras populares. Que os alpiarcenses usufruam desta iniciativa é o que se deseja. (Ricardo Hipólito, Facebook)
 
 
 
Contamos, também, com a Exposição Alves Redol.
 
 

« No passado dia 22 de março foi apresentada a obra «Alves Redol | Fotobiografia | Fragmentos Autobiográficos» - uma biografia composta por documentos, fotografias e detalhes biográficos da vida e obra do grande escritor neo-realista português, no Auditório Mário Feliciano da Biblioteca Municipal de Alpiarça. 
A apresentação da obra esteve a cargo do autor da obra e filho do escritor retratado, António Mota Redol, do Prof. Dr. António Monteiro Cardoso e do editor Luís Nazaré Gomes, e contou com presença do Presidente da Câmara Municipal de Alpiarça, Dr. Mário Pereira.
 
Seguidamente foi apresentado o filme "Alves Redol, memórias e testemunhos". 
Após as comunicações dos convidados e da projeção do filme, travou-se uma agradável conversa à volta da vida e obra de Alves Redol e dos seus enlaces com a nossa região, realçando o seu papel como homem de grande cultura e de fortes convicções políticas e sociais, assim como do seu importante contributo para o património literário, cultural, patrimonial e artístico português. 
 
A terminar, o Presidente da Câmara realçou a variedade de pontos de contacto entre a vida do escritor (e a sua obra) com Alpiarça, desde logo pela presença constante do Ribatejo, dos avieiros e dos gaibéus, mas também pela passagem de Redol por Alpiarça e, ainda, pelo retrato fiel de uma sociedade marcada pelo trabalho, pela exploração, pela desigualdade, na qual se lutava também pela dignidade humana e pela liberdade.
No átrio da Biblioteca Municipal continua patente a Exposição Alves Redol ».

Fonte: CMA     

 

 
 
 
 
 
Visitas: 3137