Tecnologias & Artefactos
Assente no ditado popular "a necessidade aguça o engenho", a equipa da nossa Biblioteca Municipal desenvolveu, desde a sua inauguração em 1989, diversos artefactos (ligados à promoção do livro e da leitura e ao tratamento documental) com o intuito de incrementar a qualidade e a produtividade dos serviços, tendo sempre como objectivo o melhor servir os nossos utilizadores.
O que foi produzido aconteceu por três ordens de razão: devido aos parcos recursos financeiros, devido à escassez de meios humanos para realizar determinas tarefas ou devido à inexistência de soluções técnicas para a concretização de determinados objectivos. Será essencialmente neste último ponto que iremos apresentar nesta página alguns dos projectos/artefactos, deixando de lado muitos outros que foram desenvolvidos simplesmente porque não tínhamos meios financeiros para os adquirir no mercado.
Iremos apresentar apenas os trabalhos/projetos mais recentes e que achamos mais significativos. Dos artefactos tecnológicos mais complexos aos mais simples, que de uma forma ou doutra, contribuem ou contribuíram para o desenvolvimento dos nossos serviços à comunidade.
Microsoft doa 20.000€ à nossa Biblioteca Municipal

Aplicação Móvel (APP) da Biblioteca Municipal
Com o objetivo de facilitar o acesso à informação e divulgar os nossos serviços junto da comunidade, desenvolvemos uma APP (Android) simples e intuitiva.
Além dos dados instituicionais, "Quem somos?", "Serviços" disponíveis e "Contatos/Horário" esta APP permite a divulgação das "Novidades" (últimos documentos adquiridos) e das "Atividades" da biblioteca, em tempo real.
Esta possibilidade acontece com o recurso aos recentes desenvolvimentos na plataforma de Gestão de Aquisição de Documentos. Assim, através das bases de dados (PHP/MySQL) geradas para a gestão das aquisições e da divulgação das mesmas, as "Novidades", foi adicionada à APP também a funcionalidade de leitura dessa informação em tempo real. Adicionalmente, aproveitando a tecnologia utilizada, foi criada idêntica funcionalidade para as "Atividades".
O acesso ao catálogo bibliográfico, sugestão de aquisições e outras funcionalidades estão, por enquanto, só acessíveis através do browser do dispositivo móvel.
Para instalar a APP no seu dispositivo móvel, no Google Play, pesquise com a palavra "Alpiarça" ou "Biblioteca Municipal" e logo surge a nossa aplicação.
Boas utilizações!
O desenvolvimento desta aplicação contou com a colaboração do Fábio Gomes e do João Coelho, que ocorreu durante o estagio do IFP (Santarém) realizado nesta biblioteca.
- http://bibliotecas.dglab.gov.pt/pt/noticias/Pginas%20de%20Arquivo/APP_BMAlpiarca.aspx
# Tecnologia: Android Studio (SDK), Java, PHP/MySQL | 2016

Mas há alguns anos a esta parte, especialmente nas salas de leitura da "Secção infanto-juvenil", tem-se sentido um outro problema bem mais difícil de resolver: o ruído provocado pela utilização dos computadores.
Acontece que estas advertências são efémeras. Passado muito pouco tempo o burburinho volta, seguido do ruído mais intenso e perturbador. Depois de várias insistências, estes ciclos acabam com a suspensão da utilização do computador. Entretanto, o ambiente do espaço deteriorou-se, porque além do ruído dos utilizadores, junta-se a voz alta (grito, por vezes...) dos funcionários, que acaba por detriorar ainda mais o ambiente, já de si perturbado e ruidoso.
Este artefacto "Chiuuu..." procura resolver esta situação auto-promovendo a participação dos utilizadores para obtenção de um ambiente acústico ideal, previamente definido por nós.
Como?
Marcador de livros dinâmico

Publicações Periódicas - Consultas e Estatísticas
Um problema estatístico recorrente nas bibliotecas e noutros serviços de informação e documentação, prende-se com a dificuldade de obter dados estatísticos confiáveis relativamente à consulta das publicações periódicas (em suporte papel) colocadas em livre acesso.
Cientes desta realidade e com o objetivo de encontrar uma solução para o problema, começamos, há cerca de dois anos, a colocar várias hipóteses de resolução. Tínhamos como objetivo principal encontrar uma forma de registar a consulta dos periódicos de forma fiável e sem qualquer intervenção do utilizador, a não ser o próprio manuseamento do mesmo, claro. Elencamos diversas possibilidades. Tornou-se evidente que só com o recurso à tecnologia - eletrónica e computação - nomeadamente a sensores, atuadores, microcontroladores e displays, se poderia atingir o objetivo principal.
Gráfico gerado automaticamente, em tempo real, que reflete a utilização das publicações periódicas.
Banco de Livros Escolares do Concelho de Alpiarça
+ Mais...
# Tecnologia: PHP/MySQL | Aplicação on-line, na cloud | 2015 |
Gestão da Aquisição de Documentos
Tendo com ponto de partida o formulário on-line existente no nosso site para que os utilizadores possam colocar as suas propostas de aquisição - aqui - desenvolveu-se uma plataforma (também ela on-line), que permite a gestão da aquisição de novos documentos, na generalidade. Ou seja, nesta mesma plataforma incluímos também as nossas aquisições regulares, permitindo uma gestão integral das mesmas.
A partir do momento em que dá entrada uma proposta de aquisição, é possível definir e acompanhar o seu percurso de forma transparente, simples e eficaz, até o documento ser disponibilizado ao público.
Recentemente (Set/2016) foram adicionadas novas funcionalidades que permitem a publicação dos documentos adquiridos neste nosso web site - veja aqui - e também na nossa APP. O processo é extremamente simples. No processo de validação da encomenda, basta pesquisar a capa do documento e a sinopse do mesmo, fazer copy/paste - editando o que se achar conveniente - e depois colocar a informação nos campos correspondentes.
Além disso, estão também disponíveis estatísticas e o resumo financeiro das aquisições no ano corrente, possibilitando a gestão eficaz dos recursos.
# Tecnologia: PHP/MySQL | Aplicação on-line, na cloud | 2015
Mediação da leitura através de Realidade Aumentada
Este projeto tem por base o desenvolvimento de um artefacto de média-arte digital, partindo da utilização de um dispositivo móvel – smartphone ou tablet – e da tecnologia de Realidade Aumentada (RA), que será utilizado pela mão de um contador de histórias, a par com o livro tradicional impresso. Pretende-se explorar a modulação do ambiente de leitura através da interatividade e virtualidade da RA, numa relação de mediação e envolvência com as crianças até aqui inalcançável no ato de contar um conto.
Brevemente iremos publicar neste espaço um conjunto de artefactos/técnicas que fomos desenvolvendo ao longo dos anos direcionados para a animação/promoção do livro e da leitura.
# Tecnologia: Realidade Aumentada/Flash | 2014
Gestão dos Postos de Trabalho Públicos
Uma das maiores dificuldades sentidas nas bibliotecas públicas, atualmente, reflete-se na gestão dos postos de trabalho públicos com ou sem acesso à Internet. Ainda mais, quando estes se misturam no mesmo espaço dos documentos tradicionais, que é o caso da nossa Biblioteca, que afinal é uma das nossas bandeiras.
Esta dificuldade obriga a que muitas vezes se criem espaços (verdadeiros “guetos”) dentro das bibliotecas, onde são confinados os utilizadores habituais destes postos de trabalho. Por este motivo, perde-se aqui uma excelente oportunidade de socializar estes utilizadores com os documentos tradicionais, numa primeira linha com os livros impressos, tidos como os principais instrumentos para a promoção leitura.
# Tecnologia: Java/OBDC Access | 2012
Registo de assiduidade dos utilizadores

# Tecnologia: linguagem C, microcontrolador PIC, display LCD 20X4 | 2011
Polidor de CD/DVD
Inevitavelmente, no final de algumas dezenas de empréstimos (por vezes muito antes...) os CD's e DVD's vão ficando deteriorados. A sua superfície sensível vai acumulando riscos, até chegar ao ponto de se tornarem ilegíveis nos equipamentos de leitura. Procuramos no mercado uma "máquina de polir" ou quem o fizesse por um preço aceitável e não encontramos.
Depois de alguns testes, decidimos construir o nosso próprio polidor de CD/DVD.
# Tecnologia: coluna de uma perfuradora adaptada/creme de polir | 2012
Lista de Cabeçalhos on-line

CDU on-line

Impressão de etiquetas de identificação da cota (livros) com cores CDU
Para a elaboração das etiquetas de identificação da cota dos livros na Biblioteca Municipal desenvolveu-se uma aplicação que permite importar o campo cota do Porbase 5 (Prisma, atualmente), imprimindo as etiquetas de uma forma sequencial, numa única folha A4 (em papel autocolante branco, previamente recortada) um conjunto de etiquetas de múltiplas cores.
+ Mais...
# Tecnologia: Access/Visual Basic | 2005
Etiquetagem de livros

Elaboração das capas de exposição e empréstimo para CD e DVD
Usando a mesma tecnologia para a elaboração das etiquetas, esta aplicação permite-nos criar as capas para as caixas de exposição e empréstimo, na sua totalidade, a partir da imagem digitalizada da capa original, preservando as originais.
Além da informação bibliográfica vinda do campo cota do Porbase 5 (Prisma, atualmente) esta aplicação imprime também a informação do campo notas relativa às faixas de audio.
+ Mais...
# Tecnologia: Access/Visual Basic | 2006
Informática na Biblioteca Municipal
No que se refere à informática e às ferramentas informáticas, identificamos duas épocas distintas: MS/DOS e Windows. No início dos tempos, no acto inaugural, a nossa Biblioteca tinha instalado o Porbase 1.1, disponibilizando o catálogo bibliográfico em formato digital (off-line). Tínhamos também o serviço de acesso à base de dados da Porbase, na Biblioteca Nacional, neste caso on-line, em MS/DOS (modem com uma velocidade de 1,2 Kb/s e com um custo de 1500 escudos por hora). À época muitas aplicações foram desenvolvidas em dBase para nos auxiliar na gestão documental. As apresentadas nesta página foram, na sua grande maioria, já desenvolvidas na cloud, o último paradigma nesta área, sendo por isso independentes do sistema operativo utilizado.
Projeto Informático da Biblioteca Municipal - novas instalações
O Projecto de Tecnologias de Informação e Comunicação implementado na nossa Biblioteca Municipal teve como objetivo criar uma infra-estrutura tecnológica que servisse de suporte ao desempenho das rotinas internas de tratamento e gestão de informação, assim como ao desenvolvimento e disponibilização de serviços aos seus utilizadores. Pretendia-se configurar toda infra-estrutura tecnológica de modo a tirar partido de todo o seu potencial, maximizando a eficácia (serviços que satisfaçam as necessidades) e a eficiência (afetação dos recursos disponíveis), quer dos serviços internos, quer dos serviços disponibilizados aos utilizadores da Biblioteca Municipal. As tarefas e processos a implementar, foram na sua totalidade realizados pelos funcionários na altura afetos à Biblioteca.
+ Mais...